Formação Continuada da Escola PROPOSTA PEDAGOGICA CURRICULAR Recursos da Escola Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias da Escola OPORTUNIDADE DE EMPREGO OPORTUNIDADE DE ESTÁGIOS Fale Conosco
FOTOS DE EVENTOS

Quantidade de Páginas visitadas

Colégio Estadual Ana Vanda Bassara”



           A Escola Vanda Bassara, ensino de 1º grau, tem como fonte de origem uma modesta escola isolada fundada em 13/03/1950, sob a denominação de Triângulo Municipal. Em 1953, o pai da professora Ana Vanda Bassara, construiu uma pequena casa na chácara do Kasnocka e a própria professora ajudou a fazer as carteiras e os bancos, construíndo assim a casa Escolar da Chácara, onde lecionou por muito tempo. Com o passar do tempo a chácara tornou-se Vila Sant' Ana e a Casa Escolar passou a chamar-se Escola Rui Barbosa e a professora Ana Vanda tornou-se a primeira diretora. Trabalhou nesta escola, mesmo após ter se aposentado.

            O Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Ensino de 1° e 2° Graus, localizado no bairro Jardim Pérola D’Oeste, na cidade de Guarapuava, Estado do Paraná, surgiu com a construção do Conjunto Habitacional Pérola D’Oeste, quando a Cohapar doou um terreno para que fosse construída uma escola, uma creche e uma igreja. A escola foi construída pela Fundepar, com o objetivo de ser uma escola do Premen (Programa de Melhoramento de Ensino), sendo concluída no ano de 1976.

            No ano de 1977 a Escola Rui Barbosa, de 1ª a 8ª série, localizada em um bairro próximo a este conjunto, encontrava-se em condições precárias. Então a Inspetoria de Ensino mudou a Escola Rui Barbosa para o Jardim Pérola D'Oeste para que fosse construída uma nova escola, a qual permaneceu até o início de 1979, retornando para seu bairro apenas de 1ª a 4ª série do 1º grau. As turmas de 5ª a 8ª séries do 1º grau permaneceram no Jardim Pérola D'Oeste.

                A 23 de julho de 1979 pelo Decreto Governamental nº 915/79, publicado no Diário Oficial nº 600 foi criado e autorizada a funcionar com o nome de Escola Ana Vanda Bassara, em homenagem aos 35 anos de magistério da 1ª professora da Escola Rui Barbosa, que havia falecido em 19 de fevereiro de 1978. Tendo como primeira Diretora de 1979 a 1982 - Iria Bassara Fogaça, filha da patronesse do colégio, na Direção Auxiliar estava o professor Antonio Carlos de Paula e na secretaria geral a professora Nair Dias de Lima.

A Escola Estadual Ana Vanda Bassara funcionou no período diurno e noturno, com uma pequena clientela de aproximadamente 400 alunos, onde eram ministradas aulas, além das disciplinas do núcleo comum, as de Formação Especial como: Técnicas Agrícolas, Técnicas Industriais e Indústria caseira até 1983, quando estas disciplinas foram incorporadas ao núcleo comum, na forma de preparação para o trabalho. De 1983 a 1987, a Direção esteve sob a responsabilidade de Tereza Zaniolo Staviasz.

Em 1987 foi criado o curso de 2º grau, com habilitação em Educação Geral, com parte diversificada em Processamento de Dados. Com a implantação do curso a Escola passou a denominar-se Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.

O Colégio conta com a Biblioteca Professora Jacira e Cecília Gouveia, em homenagem as duas professoras que dedicaram em criar e formar a nossa biblioteca.

No ano de 1988 o Diretor do colégio era o professor Aroldo Mendes Portela que permaneceu no cargo até 1989, quando a professora Tereza Zaniolo Staviasz voltou a assumir o cargo até o ano de 1992.

Em 1990 foi implantado o curso Técnico em Segurança do Trabalho, segundo curso do Paraná e o terceiro do Brasil, que formava técnicos para atuarem em empresas, eliminando os riscos a saúde e a integridade física e mental do trabalhador. Neste período a equipe administrativa do Colégio era formada pela Diretora Maria Aparecida Virmond Butenes, pelo Vice-Diretor José Luiz Andrade Vigil e pela Secretária Emilda Lima, atendendo aos seus 1140 alunos.

Em 1994 foi implantado o curso Técnico em Processamento de Dados, que formou sua primeira turma em 1996, tendo como equipe administrativa a Diretora Maria Aparecida Silva Virmond Butenes, pela Vice- Diretora Luciana Lorenzetti de Andrade e pela Secretária Rejane Maria Santi Rocha, atendendo a 1694 alunos de vários bairros, funcionando nos três turnos.

Em 1998 o colégio recebeu o PROEM – Programa Expansão Melhoria e Inovação do Ensino Médio, que foi utilizado para reformas e ampliações no ambiente escolar,tais como: laboratório de informática e biblioteca melhorando a qualidade de ensino dos alunos de ensino médio e profissional.

No ano de 2002, pela resolução nº 3283/02, foi autorizado o funcionamento do Curso de Técnico Informática, e pela resolução nº 3285/02 o Técnico Segurança do Trabalho, que tinham sido extinguidos anteriormente.

A partir de 2003 o professor José Valdir Kukelcik assumiu a direção do Colégio, tendo Mary Rose Matos Prates como diretora auxiliar e Rejane Maria Santi Rocha como secretária.

No ano de 2004 foi instituído o Grêmio estudantil Luiz Carlos Morgado, foram realizadas várias atividades envolvendo a participação dos alunos, tais como: gincanas, arrecadações de roupas, brinquedos. No ano de 2006 o grêmio em vigência organizou o primeiro concurso Garota Ana Vanda.

A partir de 2006 o CELEM – Curso de Língua Estrangeira Moderna passou a fazer parte das atividades deste estabelecimento, possibilitando aos alunos e pessoas da comunidade o conhecimento sobre a Língua Espanhola. A sala de apoio surgiu para enfrentamento dos problemas relacionados à aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática dos alunos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental.

Em 2008 foi implantado o curso PROEJA - Técnico em Segurança do Trabalho, nível médio integrado à Educação de Jovens e Adultos, em regime semestral com duração de seis semestres, presencial, para alunos que possuem ensino fundamental completo, com idade , igual ou superior a 18 anos.

Já para o ano de 2009, estão em fase de aprovação mais quatro cursos técnicos profissionalizantes: Cuidador de idosos, Agente comunitário, Construção civil e Enfermagem.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito